:: FUNDAÇÃO - LCIF

A Lions Clubs International Foundation é o Lions ajudando Leões a servir ao mundo. As doações possibilitam o financiamento na forma de subsídios para ajudar financeiramente distritos do Lions em projetos humanitários de larga escala, que sejam grandes demais para serem financiados pelo próprio Lions Clube. A LCIF ajuda o Lions a ter um impacto maior em suas comunidades locais, bem como no mundo inteiro. Por meio da LCIF, os Leões aliviam a dor e o sofrimento e levam cura e esperança a pessoas do mundo inteiro.

Os subsídios proporcionam tanto assistência imediata após desastres naturais quanto ajuda a longo prazo para esforços de reconstrução a vítimas de catástrofes. Os subsídios ajudam a preservar a visão, combater deficiências, promover a saúde ou servir à juventude.

Cada dólar doado à LCIF vai direito para um subsídio. O apoio dos Leões é crucial, pois suas doações geram a maior parte da receita da LCIF. A LCIF recebe também uma pequena quantia de fundos provenientes de fundações e empresas. Ela não recebe quotas dos clubes. A LCIF é realmente Leões ajudando Leões.

Desde a sua fundação em 1968, a LCIF concedeu aproximadamente 8.700 subsídios, totalizando US$ 610 milhões

Sobre a LCIF

LCIF: Lions servindo à comunidade mundial - e à sua comunidade

A Lions Clubs International Foundation, fundação beneficente oficial do Lions Clubs International, leva ajuda, esperança e cura para o mundo.

A LCIF permite ao Lions combater problemas globais, como cegueira e surdez, e ajudar em grandes catástrofes, como terremotos e inundações. Mas a LCIF ajuda também o Lions a atender as comunidades locais, formando parcerias com elas para a construção de escolas, clínicas de saúde e centros de treinamento vocacional para portadores de deficiências.

A LCIF ajuda as pessoas a viver de forma mais saudável e produtiva. Ela combate a cegueira preventiva por meio de cirurgias de catarata, construindo e equipando hospitais oftalmológicos e clínicas de olhos, treinando profissionais de saúde ofatlmológica e aumentando a conscientização em relação às doenças de vista.

A LCIF incentiva o potencial dos jovens, construindo escolas e apoiando o programa Lions Quest de habilidades para a vida. Ela promove também a saúde, construindo e equipando clínicas médicas; oferece assistência aos idosos, construindo centros para idosos; capacita deficientes, apoiando programas vocacionais; e ajuda as vítimas de desastres por meio de projetos de reconstrução e de ajuda de curto prazo.

Doações

A LCIF representa Leões ajudando Leões a ajudar os outros. Por meio da LCIF, os Leões aliviam a dor e o sofrimento e levam cura e esperança a pessoas do mundo inteiro.

As doações para a LCIF são uma excelente maneira de fazer a diferença na vida das pessoas. Cada dólar doado à LCIF vai diretamente para um subsídio. (Os custos administrativos da fundação são pagos com os juros dos investimentos.) Cada doação ajuda alguém a levar uma vida mais saudável e produtiva.

O apoio dos Leões é fundamental para a LCIF. As doações dos Leões fornecem a maior parte da receita recebida pela LCIF. (A LCIF recebe também uma pequena quantia de fundos provenientes de fundações e empresas. Ela não recebe fundos provenientes de quotas do clube.) Ou seja, são os Leões que financiam os subsídios da LCIF.

Subsídios e programas

Os subsídios padrão fornecem fundos de equivalência de até US$ 75 mil para expansão ou início de projetos humanitários do Lions, como escolas, acampamentos e lares para deficientes ou jovens carentes. O Lions já construiu inúmeras escolas e playgrounds, criou acampamentos e abrigos para jovens e comprou unidades móveis para exames.

Os subsídios do SightFirst destinam-se à prevenção e reversão da cegueira no mundo, sobretudo em países em desenvolvimento. O Lions construiu ou modernizou centenas de hospitais de olhos dos Lions Clubes, treinou funcionários de atendimento oftalmológico e proporcionou cirurgias de restituição da visão. Todos os fundos arrecadados na Campanha SightFirst II serão destinados aos futuros subsídios do programa SightFirst.

Os subsídios do programa Quatro Pontos Básicos fornecem até US$ 200 mil para projetos de grande porte que preservam a visão, combatem a deficiência e promovem a saúde e oferecem assistência aos jovens. Além dos subsídios para diabetes, visão subnormal e outras iniciativas relacionadas à visão, os subsídios do programa Quatro Pontos Básicos incluem financiamentos para ajudar os distritos na expansão ou implementação do Lions-Quest, um programa de habilidades para a vida aplicado em escolas. Por meio de uma parceria com a organização Habitat for Humanity, o Lions construiu inúmeras residências para populações carentes.

Os Subsídios de assistência internacional fornecem entre US$ 5 e US$ 30 mil para projetos entre Lions Clubes de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os fundos ajudam o Lions a cruzar fronteiras em prol do serviço humanitário. O Lions do Japão mantém uma clínica médica anual nas Filipinas; o Lions da Califórnia realizou missões de óculos na América Latina e o Lions da França construiu vários sanitários e poços artesianos em Mali.

Os Subsídios de emergência fornecem até US$ 10 mil para os distritos assolados por um desastre natural que tenha afetado pelo menos 100 pessoas, incluindo tornados, furacões, inundações e tufões. A LCIF normalmente concede mais de US$ 2 milhões no financiamento de subsídios de emergência a cada ano para o socorro imediato em casos de desastres.

Os subsídios designados representam fundos restritos que a LCIF controla para doadores que apóiam uma causa específica. O dinheiro é gasto unicamente com a finalidade específica a que se destina o subsídio; os fundos não são aplicados ao fundo geral de subsídios humanitários. Dentre os fundos designados recentemente estão o do tsunami, do furacão Katrina e da Campanha SightFirst II.